XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TC.1921-1


GT: NP Teorias da Comunicação

A NATUREZA DA MÍDIA

Gilson Soares Raslan Filho (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS); Janaina Visibeli Barros (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS)

Resumo

Nos últimos anos a questão ambiental passou a ter ampla cobertura nos diversos produtos midiáticos, diante do problema causado pela crença no paradigma do desenvolvimento ilimitado com recursos inesgotávies, que ameaça a garantia da boa qualidade de vida das futuras gerações. Todavia, apesar de todo o agendamento e empenho das grandes corporações midiáticas em popularizar o tema, nem tudo que diz respeito a um problema ambiental é tratado como tal. E, na busca da audiência, a agenda ambiental passa a ser um grande espetáculo. Nesse sentido, interessa-nos discutir qual é a natureza construída pelos discursos midiáticos, em especial televisivos, e em que medida esse discurso fortalece o movimento ambiental ou o esvazia.


Palavras-chave:  Comunicação, Mídia, Meio Ambiente, Discurso midiático, Espetacularização
਍ഀ