XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TI.1955-1


GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

OS LEITORES PRÓ-ATIVOS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

Carlos Alberto Zanotti (Pontificia Universidade Catolica de Campinas)

Resumo

Os espaços destinados às cartas de leitores, após o advento da Internet, introduziram novos atores no cenário midiático, devido principalmente às facilidades advindas do correio eletrônico. A análise dos conteúdos destes espaços pode fornecer importantes elementos para estimar os perfis destes novos atores, apurar suas principais demandas e fornecer subsídios para estratégias editoriais. O trabalho aqui empreendido avalia 440 cartas publicadas em dois veículos da imprensa escrita e um portal noticioso da cidade de Campinas (SP), plenamente inseridos no universo cibercultural, observando-se o jornalismo como uma arena discursiva na qual a sociedade negocia seus conflitos e debate temas propostos na agenda midiática.


Palavras-chave:  jornalismo e Internet, cartas de leitores, cibercultura, mediação virtual, cidadania digital
਍ഀ