XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-SE.1956-1


GT: NP Semiótica da Comunicação

STORYTELLING: ASSIM SE FAZ UM PRESIDENTE

Luiz Nelson de Oliveira Trentini (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O presente artigo vai demonstrar como o discurso político apropriou-se de storytelling, cujo corpus escolhido vai tratar da Campanha Política de 2002, do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Como grande parte do público eleitor não afeito a representações numéricas e estatísticas que revelam os problemas do país, que o candidato-produto se coloca “à venda”. Ele se torna herói de uma novela para ser mostrada na mídia na era do espetáculo. Descobre, então, o storytelling para roteirizar temas sócio-econômicos, por exemplo. O objetivo é que eles se tornem agradáveis aos eleitores-alvos, para ser mostrada à sociedade do espetáculo. O artigo vai fazer uma análise do discurso sincrético de uma foto-jornalística.


Palavras-chave:  comunicação, fotojornalismo, mídia, semiótica, storytelling
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