XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.2023-1


GT: NP Comunicação Científica

HIDRELÉTRICAS NO RIO MADEIRA: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOTÍCIA NO JORNAL NACIONAL

Roberto Lestinge (USP/Esalq)

Resumo

A televisão atinge quase 94% dos lares brasileiros. Em uma população com altos índices de analfabetismo e analfabetismo funcional ela é – na maioria dos casos – a única fonte de informação. A gratuidade do serviço reforça essa penetração nas camadas mais pobres. A consciência ecológica passa então, obrigatoriamente, pelos critérios dos meios de comunicação em massa, no caso específico o Jornal Nacional da TV Globo. Daí a necessidade de se analisar criteriosamente qual a mensagem embutida no discurso do maior e mais antigo telejornal do país que é visto há quase quarenta anos. O diálogo com o texto de uma notícia – algo impossível para o cidadão comum na hora da transmissão – revela uma estratégia discursiva muito bem articulada e com enraizamentos e objetivos muito mais profundos do que se poderia supor. É preciso porpor um debate que resposabilize as TVs do ponto de vista legal.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Midia, Jornal Nacional, Ecologia, Sociedade, Comunicação em Massa
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