GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação CRISE DO JORNALISMO IMPRESSO E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO: UM ESTUDO DOS DOIS MAIORES JORNAIS DIÁRIOS IMPRESSOS DO BRASIL Sabine Righetti (UNICAMP)
ResumoO setor de comunicação no Brasil tem enfrentado crises financeiras recorrentes. A mídia impressa, foco do presente estudo, faz parte desse cenário. A crise do jornalismo impresso, caracterizada pela crescente perda de mercado leitor e anunciante, é um fenômeno mundial, data de décadas e é anterior ao surgimento da internet. Mas a ascensão da mídia online intensificou fortemente a crise já instalada no jornalismo impresso que, de acordo com especialistas, precisa se re-estruturar para garantir sua sobrevivência. O trabalho proposto apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado sobre as estratégias de duas empresas de comunicação impressa brasileiras - Grupo Folha e do Grupo Estado. Os dois casos evidenciam que as empresas seguem tateando estratégias para explorar o segmento online e para se manterem no segmento impresso. Palavras-chave: Internet, Convergência digital, Mídia online, crise do jornalismo impresso, futuro do jornalismo |