XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.2038-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

ESPELHOS DO CONTEMPORÂNEO: O VIDEOCLIPE COMO NARRATIVA DA PÓS-MODERNIDADE NAS OBRAS DE MICHEL GONDRY

Rodrigo Rodrigues da Cruz (Universidade Fedearl do Pará)

Resumo

Este artigo pretende mostrar como videoclipe é uma das expressões narrativas mais exemplares da pós-modernidade. Partindo do pressuposto de que as grandes narrativas da modernidade decaíram juntamente com o declínio da experiência, propõe-se que novas formas de narrar ascenderam, já que toda atividade humana traz marcas de sua cultura e identidade, definidas em um determinado espaço-tempo. A pós-modernidade subverte a lógica narrativa bem definida da modernidade e, em seu lugar, instaura uma forma de narrar fragmentada, ao tornar patentes elementos como o pastiche e a hibridização cultural. O videoclipe, para Néstor Canclini, é o produto mais bem acabado das chamadas culturas híbridas e o que melhor representa a época contemporânea. Este artigo abordará o histórico e a linguagem dessa manifestação cultural, e a análise de cinco videoclipes, dirigidos pelo diretor francês Michel Gondry.


Palavras-chave:  Videoclipe, Contemporaneidade, Michel, Gondry, Narrativa
਍ഀ