XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CT.2057-1


GT: Intercom Júnior - Cibercultura e tecnologias da comunicação - Trabalho individual

CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE EDIÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS COLABORATIVOS: O CASO WIKIBOOKS

Bruno de Paula Lemos Tenan (Universidade de São Paulo); Bruno Rodolfo Mendes Machado (Universidade de São Paulo); Gustavo Teruo Fujimoto (Universidade de São Paulo); Marília Silva Chaves (Universidade de São Paulo)

Resumo

A pesquisa tem como objetivo observar e analisar a edição de livros didáticos, comparando os processos de criação e edição na mídia tradicional (livro impresso) e na forma colaborativa no espaço virtual proporcionado pela internet. Também é objeto de análise a mudança das relações entre autor e editor no que se refere aos didáticos editados coletivamente. Para tanto, escolhemos como objetos a serem observados a Wikibooks e o processo editorial tradicional. Como principais referências teóricas, adotamos “Comunicação e linguagem no ciberespaço: análise de curso de educação a distância da Unisul” (BEHLING, 2006), “Cibercultura” (LÉVY, 1999) e “A inteligência coletiva” (LÉVY, 1998).


Palavras-chave:  Cibercultura, editoração, livro didático, construções colaborativas, inteligência coletiva
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