GT: Intercom Júnior - Cibercultura e tecnologias da comunicação - Trabalho individual CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE EDIÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS COLABORATIVOS: O CASO WIKIBOOKS Bruno de Paula Lemos Tenan (Universidade de São Paulo); Bruno Rodolfo Mendes Machado (Universidade de São Paulo); Gustavo Teruo Fujimoto (Universidade de São Paulo); Marília Silva Chaves (Universidade de São Paulo)
ResumoA pesquisa tem como objetivo observar e analisar a edição de livros didáticos, comparando os processos de criação e edição na mídia tradicional (livro impresso) e na forma colaborativa no espaço virtual proporcionado pela internet. Também é objeto de análise a mudança das relações entre autor e editor no que se refere aos didáticos editados coletivamente. Para tanto, escolhemos como objetos a serem observados a Wikibooks e o processo editorial tradicional. Como principais referências teóricas, adotamos “Comunicação e linguagem no ciberespaço: análise de curso de educação a distância da Unisul” (BEHLING, 2006), “Cibercultura” (LÉVY, 1999) e “A inteligência coletiva” (LÉVY, 1998). Palavras-chave: Cibercultura, editoração, livro didático, construções colaborativas, inteligência coletiva |