GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações PAUTA JORNALÍSTICA: POR UM PARADIGMA ÉTICO REFUNDADOR. Cristina Rego Monteiro da Luz (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
ResumoA pauta jornalística é vista neste artigo como um mosaico de fragmentos da percepção do jornalista enquanto profissional submetido às pressões que nascem dos confrontos entre a perspectiva de representação dos interesses da sociedade, dos interesses empresariais e das novas condições tecnológicas de produção e veiculação da notícia. A internet possibilitou uma subversão dos fluxos de produção de informações, com a participação crescente de quem antes ficava no lugar de receptor da mensagem que chegava como um pacote fechado através da TV, do rádio, dos jornais e demais impressos noticiosos. Novas tecnologias estão colocando em xeque os paradigmas industriais de produção e consumo de informações, insuficientes para responder às necessidades humanas de integração, pertencimento e sentido. Palavras-chave: Pauta, Produção jornalística, Jornalismo, Etica, Convergência |