XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.2118-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

O QUE É FEMININA?: FAMA, CONSUMO E IDENTIDADE NAS REVISTAS PARA ADOLESCENTES਍ഀ

Vanessa Patricia Monteiro Campos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

Como a cultura disseminada pela mídia tornou-se a força dominante de socialização, o que Douglas Kellner afirma no livro A cultura da mídia, o meu trabalho pretende discutir como as revistas femininas adolescentes como a Atrevida, a Capricho e a Todateen têm um papel fundamental na construção da identidade da jovem brasileira contemporânea. Muito especialmente uma faixa de leitores conhecida como tween, formada por meninas entre 8 e 12 anos. Assim como relacionar a construção desta identidade com temas correlatos como a fama e o consumo.


Palavras-chave:  Fama, Identidade, Revista para adolescentes, Consumo
਍ഀ