GT: Altercom - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) PESQUISA DE RECEPÇÃO DO PROGRAMA DE RÁDIO PROSA RURAL: PROPONDO UMA METODOLOGIA Juliana Miura (Embrapa Informação Tecnológica); Juliana Lúcia Escobar (Embrapa Informação Tecnológica)
ResumoEste artigo apresenta proposta de metodologia para a realização das pesquisas de audiência e de recepção do Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa, e sua contribuição para a divulgação científica praticada no País. Com o intuito de se conhecer o real alcance do programa, o perfil de seus ouvintes, sua opinião quanto à linguagem e ao formato adotados e ainda se os conteúdos apresentados atendem aos seus interesses, propõe-se a realização de uma pesquisa quantitativa do tipo survey e de uma pesquisa de recepção com o uso de grupos focais. O Prosa Rural foi criado em 2004 como instrumento de divulgação científica a fim de levar ao conhecimento de jovens e aos produtores rurais da agricultura familiar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Hoje, é veiculado em todo o País por mais de mil emissoras, que se tornaram parceiras da iniciativa. Palavras-chave: rádio, pesquisa de recepção, Prosa Rural, divulgação científica |