XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-AU.2184-1


GT: NP de Comunicação Audiovisual

REGIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE CULTURAL NA MÍDIA AUDIOVISUAL NORDESTINA

Luiza Cristina Lusvarghi (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Este trabalho busca entender a relação entre o regional e o nacional dentro do contexto de globalização da mídia brasileira, mapeando o imaginário cultural audiovisual. Na década de 20, Recife foi um dos pólos do cinema nacional. Este fenômeno se repetiria somente em 1970, com o Ciclo do Super 8, que contagiou outras regiões do país, como a gaúcha, mas ganha autonomia na década de 90, dentro da Retomada. A introdução da TV no Nordeste, na década de 1960, gerou a produção de programas e até telenovelas locais. As emissoras regionais, entretanto, foram incorporadas pelas grandes redes nacionais. Com o acirramento da concorrência entre as grandes corporações de mídia, os grupos voltam a investir na regionalização através do telejornalismo, e de forma insipiente, na ficção seriada e nos curtas.


Palavras-chave:  mídia regional, regionalização, produção audiovisual, identidade cultural, cultura nordestina
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