XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.2191-1


GT: NP de Comunicação Educativa

PREMISSAS PARA APROPRIAÇÃO DA TV DIGITAL INTERATIVA EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Olmiro Cristiano Lara Schaeffer (Universidade de Passo Fundo)

Resumo

A digitalização da televisão representa um conjunto de transformações socio-técnicas que potencializa a apropriação desta mídia como tecnologia educativa, pois a educação realiza-se na comunicação. Mas a educação tradicional, assim como a comunicação de massa, restringe-se à transmissão de informações, por não dispor de canais de diálogo. Já a TV digital, ao integrar recursos dos mass media com as tecnologias digitais de rede, torna-se potencialmente interativa e, assim, mais apropriada aos processos de aprendizagem. Neste cenário objetiva-se investigar as potencialidades educativas da interatividade da TV digital no Brasil que, para realizarem-se, demandam a identificação de premissas sobre a disposição de infra-estrutura e premissas culturais, cognitivas e didático-pedagógicas.


Palavras-chave:  comunicação e educação, mídia educativa, multimídia, TV digital, interatividade
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