XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.2196-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, MÍDIA E ECOLOGIA

Angela Maria Oliva Girardi (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Bernadete de Lourdes Silva do Prado (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

O trabalho é baseado em duas peças de comunicação institucional de organizações de diferentessegmentos de atividades, em que elas se posicionam em relação à questão da Ecologia. O objetivo é explicitar os processos de significação presentes nos texto, compreendendo como eles se constituem, sob a ótica da Análise do Discurso. Essa análise deverá revelar como a língua veicula o discurso ideológico dessas organizações e as fissuras que deixam transbordar outros sentidos não previstos pelo enunciador, já que ele é afetado pela tradição da língua e da história, não tendo controle sobre o modo como elas o afetam.


Palavras-chave:  Comunicação institucional, ecologia, análise do discurso
਍ഀ