GT: NP Publicidade e Propaganda DO PCDOB AO PCBLZ: MUSA POP E NOVA LINGUAGEM NA POLÍTICA NACIONAL Neusa Demartini Gomes (PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RGS)
ResumoA política contemporânea está tendo uma relação com os meios de comunicação alterada. As metamorfoses no cenário político e na sociedade, dita Idade Mídia, nos colocam novos desafios, dentre eles, o de dar sentido e mostrar o rumo dessas mudanças. Este estudo trata das mudanças do discurso ocorridas no mais antigo partido político brasileiro, o PCdoB, que já completou 82 anos de existência, considerado pois, o mais antigo no Brasil. Seu discurso sempre se caracterizou pela sisudez e pelo radicalismo, até um pouco agressivo. através de sua nova atração, a jovem política Manuela D’Ávila, a deputada mais votada no RGS, inovou sua linguagem. É o que nos propomos: detectar, tendo como referência os estudos da comunicação, a partir de uma análise do seu discurso, as inovações e novidades apresentadas na contemporaneidade Palavras-chave: Propaganda Politica, Publicidade Eleitoral, PCdoB, Manuela D'Ávila |