XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.2206-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

DO PCDOB AO PCBLZ: MUSA POP E NOVA LINGUAGEM NA POLÍTICA NACIONAL

Neusa Demartini Gomes (PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RGS)

Resumo

A política contemporânea está tendo uma relação com os meios de comunicação alterada. As metamorfoses no cenário político e na sociedade, dita Idade Mídia, nos colocam novos desafios, dentre eles, o de dar sentido e mostrar o rumo dessas mudanças. Este estudo trata das mudanças do discurso ocorridas no mais antigo partido político brasileiro, o PCdoB, que já completou 82 anos de existência, considerado pois, o mais antigo no Brasil. Seu discurso sempre se caracterizou pela sisudez e pelo radicalismo, até um pouco agressivo. através de sua nova atração, a jovem política Manuela D’Ávila, a deputada mais votada no RGS, inovou sua linguagem. É o que nos propomos: detectar, tendo como referência os estudos da comunicação, a partir de uma análise do seu discurso, as inovações e novidades apresentadas na contemporaneidade


Palavras-chave:  Propaganda Politica, Publicidade Eleitoral, PCdoB, Manuela D'Ávila
਍ഀ