XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-AU.2267-1


GT: NP de Comunicação Audiovisual

NEO-REALISMO E CINEMA NOVO: A INFLUÊNCIA DO NEO-REALISMO ITALIANO NA CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA DOS ANOS 60

Isabel Regina Augusto (Centro Universitário do Espírito Santo)

Resumo

Este estudo trata da influência do Neo-realismo italiano na cinematografia brasileira a partir da sua recepção nos tardos 40 e anos 50, tendo como referência e ponto de partida Jean Claude Bernadet e Mariarosaria Fabris, retomando a assimilação da escola italiana no Brasil, que teve como resultado a eclosão do Cinema Novo nos anos 60. Inspirado no estudioso italiano, Lino Miccichè, em cuja tese se estrutura, objetiva traçar a história do Movimento, através de fontes orais e escritas, completada por uma análise comparada de quatro case-studies de filmes cinemanovistas e neo-realistas, identificando a presença de 6 filmes neo-realistas nos 4 filmes cinemanovistas analisados, configurando um diálogo entre a triade da escola do pós-guerra - Visconti -Rossellini-DeSica/Zavattini - com uma tríade cinemanovista qual Glauber Rocha - Nelson P. Santos - Paulo César Sarraceni.


Palavras-chave:  Cinema, História, Pós-Guerra, Neo-realismo, Cinema Novo
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