XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PO.2286-1


GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações

GOVERNANDO COM A MÍDIA: O AGENDAMENTO E O ENQUADRAMENTO AO PROJETO DE CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE AUDIOVISUAL (2004)

Paulo Fernando Liedtke (universidade federal de santa catarina)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a repercussão na mídia do projeto de criação da Agência Nacional de Audiovisual (ANCINAV) proposto pelo Governo Lula em 2004. Com o relato, demonstramos como os interesses das empresas de comunicação, especialmente da Rede Globo, prevaleceram na cobertura jornalística do projeto, pressionando o governo para recuar na proposta de criação da Agência. A abordagem é baseada nas teorias do agendamento (agenda-setting) e enquadramento (framing), que juntamente com a tendência a auto-referencialidade no jornalismo contribui para compreender os poderes dos meios de comunicação de massa na política contemporânea, demonstrando como o governo e a mídia disputam a agenda política nacional, principalmente quando se trata de ações reguladoras do Estado para as empresas de comunicação.


Palavras-chave:  governo Lula, mídia, ANCINAV, agendamento, enquadramento
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