XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.2389-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

O FUTURO DA PUBLICIDADE NA TV DIGITAL.

Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Descreve a metáfora da “sedução feminina”, o modelo Servuction, (Barnes e Holfmann, 2001) e a evolução do conceito de “controle panóptico” (Foucault 1991) para o de “panóptico invertido” (Deleuze), como o paradigma para a publicidade na TV Digital e na Internet. O novo modelo deverá criar “cenários teatrais” cujos conteúdos estimulem a “comunicação colaborativa entre usuários” (Anderson, 2005). A TV Digital almeja convergir todos os públicos segmentados, em todos os horários e lugares para promover um “fluxo contínuo” de uma cultura globalizada. Promove a “inclusão digital” dos consumidores das classes D e E, e das pequenas empresas regionais, diluindo o monologismo pelo dialogismo da interatividade digital para o indivíduo que é “governado se auto-governando”, com o Sistema não mais exercendo controle “contra o indivíduo, mas por meio dele” (Rose, 1997).


Palavras-chave:  publicidade, TV Digital, hipertexto, estilo de vida, cordialidade
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