GT: NP Publicidade e Propaganda O FUTURO DA PUBLICIDADE NA TV DIGITAL. Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (Universidade Federal de Pernambuco)
ResumoDescreve a metáfora da “sedução feminina”, o modelo Servuction, (Barnes e Holfmann, 2001) e a evolução do conceito de “controle panóptico” (Foucault 1991) para o de “panóptico invertido” (Deleuze), como o paradigma para a publicidade na TV Digital e na Internet. O novo modelo deverá criar “cenários teatrais” cujos conteúdos estimulem a “comunicação colaborativa entre usuários” (Anderson, 2005). A TV Digital almeja convergir todos os públicos segmentados, em todos os horários e lugares para promover um “fluxo contínuo” de uma cultura globalizada. Promove a “inclusão digital” dos consumidores das classes D e E, e das pequenas empresas regionais, diluindo o monologismo pelo dialogismo da interatividade digital para o indivíduo que é “governado se auto-governando”, com o Sistema não mais exercendo controle “contra o indivíduo, mas por meio dele” (Rose, 1997). Palavras-chave: publicidade, TV Digital, hipertexto, estilo de vida, cordialidade |