XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:CA10.721-1


CATEGORIA: Programa avulso de vídeo/TV (documentário, noticiário, entrevistas, variedades etc.)

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: A SENSIBILIDADE DAS RELAÇÕES NO HIPERTEMPO

Fábio Maikel Pereira Alves (Universidade Federal do Maranhão); Suelaine Soraia Cantanhede Pereira (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

Neste trabalho, abordamos as relações entre as pessoas numa época em que ninguém tem tempo para nada além do básico: trabalho, estudo, etc. Este período pelo qual passamos é chamado, pelo filósofo contemporâneo Gilles Lipovetsky, de "tempos hipermodernos", uma época de hiperindividualismo, em que se cultua o exagero. Assim sendo, trabalhamos a comunicação como forma de alertar e educar esse novo comportamento da sociedade, sobretudo para com as pessoas que precisam de um apoio a mais, as "pessoas com deficiência". Partindo dos conceitos freirianos, e as atividades propostas por José Luiz Braga e Regina Calazans.

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A mídia, como podemos observar neste trabalho, pode, não só educar, mas também sensibilizar o grande público através de campanhas bem trabalhadas, referentes, sobretudo, ao nosso cotidiano.


Palavras-chave:  COMUNICAÇÃO, SENSIBILIDADE, DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO, HIPERMODERNIDADE
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