XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.4-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

BALANÇO DO CRESCENTE INTERESSE PELOS VIDEOGAMES MUSICAIS NAS CULTURAS URBANAS

Micael Maiolino Herschmann (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Analisa alguns dos impactos gerados pelas novas práticas e rotinas envolvendo games de música – em que a música é o tema central do videogame (tais como Guitar Hero, Sing Star, Rock Revolution e Rock Band) – na sociedade contemporânea. A partir da literatura especializada no tema (e tópicos correlatos); de dados públicos sobre a indústria dos games; e levando-se em conta os discursos - dos profissionais que trabalham na indústria e dos usuários - veiculados em matérias jornalísticas; procurou-se analisar como, nos últimos anos, a produção, consumo e agenciamento envolvendo estes dispositivos (estas plataformas multimídias) vêm repercutindo nas culturas musicais e urbanas.


Palavras-chave:  Comunicação, Culturas Urbanas, Música, Videogames, Novas Tecnologias
਍ഀ