DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda A COMUNICAÇÃO VIRAL NAS ELEIÇÕES 2008: UM RECURSO QUE ALTEROU O PROCESSO DE DECISÃO DO VOTO EM BELO HORIZONTE Admir Roberto Borges (universidade fumec)
ResumoEste estudo foi realizado durante o pleito eleitoral 2008, em Belo Horizonte, na perspectiva das ferramentas e das técnicas de comunicação, tendo como objetivo avaliar o grau de influência na decisão do voto pelas campanhas publicitárias no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, bem como nas redes sociais da Internet. Assim, cumpriu-se o processo com as avaliações técnicas do conjunto dos materiais veiculados. Na fase inicial foram feitos estudos exploratórios, através da literatura, documentos e informações das mídias eletrônicas e impressas. Também se utilizou a metodologia qualitativa no segundo turno para avaliar a mudança de voto provocada pelos materiais veiculados na Internet. Este trabalho transforma-se num indicador importante para entender o conceito de comunicação viral e a influência na decisão do eleitor. Palavras-chave: eleições, campanha, comunicação, publicidade, internet |