DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora ALTERAÇÕES NO MODELO COMUNICACIONAL RADIOFÔNICO: PERSPECTIVAS DE CONTEÚDO EM UM CENÁRIO DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E MULTIPLICIDADE DA OFERTA Luiz Artur Ferraretto (Universidade de Caxias do Sul)
ResumoReflexão a respeito do posicionamento mercadológico das rádios comerciais no contexto da convergência tecnológica e da multiplicidade da oferta. Como artifício teórico-metodológico, parte-se do modelo comunicacional proposto por Wilbur Schramm. Dentro da lógica capitalista e face às transformações no cenário da indústria de radiodifusão sonora, tal modelo, mesmo com seu reducionismo de viés funcionalista, resulta útil para o estudo e a compreensão das estratégias – corretas ou equivocadas – do negócio radiofônico neste início de século 21. Descrevem-se, aqui, as raízes históricas da passagem do broadcasting para o narrowcasting, processo gerado pelo impacto da TV no ambiente comunicacional. Em raciocínio semelhante, busca-se a identificação, sob a influência da internet, de novas possibilidades e barreiras para o desenvolvimento dos segmentos de jornalismo, musical e popular. Palavras-chave: Rádio, Convergência, Multiplicidade da oferta, Mercado, Negócio radiofônico |