XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.194-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

O CROSS MERCHANDISING E A PROMOÇÃO NOS SUPERMERCADOS COMPACTOS: JUNTANDO FRALDAS, LIVROS, VINHOS, QUEIJOS, PIMENTA E GERGELIM, DE FORMA ATRAENTE.

Sergio Arreguy Soares (Universidade Fumec); Admir R. Borges (Universidade Fumec)

Resumo

Com a abertura do mercado a partir dos anos 1990, as relações de consumo tornaram-se mais complexas e impulsionaram o varejo colocando-o em destaque como centro das atenções frente às necessidades de adequação às exigências estabelecidas desde então. A oferta de produtos e serviços diretamente ao consumidor estimulou a atenção dos esforços de marketing para o varejo, com suas múltiplas possibilidades como o elo mais importante do trade marketing. O objetivo deste estudo é avaliar o cenário atual dos supermercados compactos e as ações de cross merchandising desenhadas para otimizar o tempo do consumidor no ponto de venda, estimulando-o para uma decisão de compra mais diversificada. O cross merchandising e a promoção são hoje ferramentas determinantes na construção de relacionamentos para o segmento supermercadista.


Palavras-chave:  marketing, supermercados, cross merchandising, relacionamento
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