XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.203-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

NOVAS UTOPIAS DO CAPITAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E TRABALHO

William Dias Braga (Escola de Comunicação da UFRJ)

Resumo

O autor analisa as estratégias do capital para a apropriação produtiva do conhecimento científico e tecnológico na mídia eletrônica, diante dos imperativos para a constituição de uma nova identidade operária, sob as relações entre empreendedorismo e inovação. O acirramento da divisão social e técnica do trabalho e a subsunção do indivíduo ao privado e ao mercantil, a presunção de que o esforço empreendedor leva à mobilidade e à emancipação social, têm restringido as necessidades sociais aos interesses das classes e frações dominantes, afastando a possibilidade de engendramento de uma hegemonia emancipadora. A superação das adversidades vivenciadas pelo trabalhador pressupõe um investimento ativo para buscar a formação requerida pelo mercado, para dele participar como um vencedor nos processos competitivos, cujo êxito só depende de empenho pessoal e de capacidades cognitivas e emocionais.


Palavras-chave:  Economia Política, Gestão do Conhecimento, Inovação, Trabalho, Empreendedorismo
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