XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.210-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

O PROCESSO COMUNICACIONAL NA TUTORIA EM CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS DA UFSC

Josias Ricardo Hack (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

A UFSC, atuando em parceria com a UAB, oferece desde 2008 o Curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância. Na concepção do projeto UAB/UFSC o tutor atua como um mediador entre os professores, alunos e a instituição. Cumpre o papel de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem ao esclarecer dúvidas de conteúdo, reforçar a aprendizagem, coletar informações sobre os estudantes e prestar auxílio para manter e ampliar a motivação dos alunos. O presente artigo evidencia a importância da comunicação dialógica entre as partes envolvidas no ensino e aprendizagem no ensino superior a distância, fator que leva o tutor à reflexão sobre o processo comunicacional adotado em sua prática docente.


Palavras-chave:  Comunicação educativa, Licenciatura a distância, Tutoria
਍ഀ