XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.225-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A LUZ COMO ELEMENTO DE LINGUAGEM EM FILMES PUBLICITÁRIOS

Armando Pilla (Universidade Regional de Blumenau); Cynthia Morgana Boos de Quadros (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

O presente trabalho visa buscar informações sobre luz em comerciais de televisão sob a ótica da textura, temperatura de cor, iluminação e cores, assuntos relacionados a direção de fotografia com base no trabalho desenvolvido pelo diretor de fotografia Ricardo Della Rosa. A iluminação tanto no cinema como nos vídeos e televisão não serve apenas para deixar as cenas claras, mas também tem uma significação de linguagem não-verbal remetendo a determinadas significações e interpretações. Foi percorrido um਍ഀ caminho bastante extenso iniciando com a linguagem, cinema, e finalmente luz ou iluminação para cinema e vídeo, pois o filme publicitário utiliza-se das técnicas cinematográficas.


Palavras-chave:  Iluminação, Fotografia, Luz, Filme publicitário
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