XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.286-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

CORPO E SENTIMENTO - 46 ANOS DE IMPRENSA GAY NO BRASIL

Joseylson Fagner dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE); Maria do Socorro Furtado Veloso (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mapear as publicações voltadas para o público gay na imprensa brasileira, promovendo uma retrospectiva desde o seu surgimento até o modo como se apresentam nos dias atuais. Através da análise descritiva dos produtos dessa mídia alternativa pretende-se realizar uma comparação histórica entre as representações da imagem do gay nas páginas das revistas e jornais voltados para esse público, no Brasil. O trabalho tem como objeto as publicações O Snob (1963) e O Lampião da Esquina (1978), Sui Generis (1995), Homens (1997) G Magazine (1997), Junior (2007), DOM (2007) e Aimé (2008). Com base nas linhas editoriais dessas publicações, serão abordadas as representações e construções da identidade gay no país.


Palavras-chave:  imprensa gay, mídia alternativa, revistas gays, jornalismo de gênero
਍ഀ