XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.324-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

METAPROGRAMAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE RÁDIO E O RESGATE DA MEMÓRIA DO VEÍCULO

Thays Renata Poletto (UNIBRASIL)

Resumo

Este artigo trata da construção acadêmica de metaprogramas de rádio que buscam motivar estudantes na aprendizagem de rádio, recuperando e valorizando a memória do veículo. O termo meta é utilizado no sentido do programa de rádio que discute o próprio veículo e busca criar, do rádio pelo rádio e para o rádio, estudos sobre a produção radiofônica. A primeira experiência é o Doc Rádio, série de radiodocumentários produzida entre 2003 a 2007, reunindo trechos de outras produções, pesquisa histórica e depoimentos. A segunda, realizada em 2008, é o programa ZYZ, série de entrevistas com radialistas que testemunharam as primeiras emissões de rádio no Paraná. Aqui apresentamos como o estudo acadêmico sobre formatos radiofônicos pode proporcionar a produção de documentos sonoros que resgatam a memória histórica do rádio, aproximam alunos e profissionais e dão novo sentido a estudos e produções.


Palavras-chave:  Rádio, didática do ensino de rádio, radiodocumentário, entrevista no rádio, história do rádio
਍ഀ