DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda MARCAS E BAIXA RENDA COMBINAM? ESTUDO SOBRE O CONSUMO DA BELEZA POR TRABALHADORAS DOMÉSTICAS. ഀ
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Janaína Vieira de Paula Jordão (Universidade Federal de Goiás)
ResumoA beleza é um tema que tem imensa importância na sociedade, seja pela forma como é amplamente trabalhada pelos meios de comunicação de massa, seja também pelas estratégias utilizadas pela sociedade pós-moderna ocidental para conquistá-la, em especial através do consumo. Mas como mulheres de baixo poder aquisitivo lidam com os com os apelos da mídia ao consumo de bens ligados à beleza (como moda e cosméticos), tema histórica e culturalmente ligado à feminilidade? Há um consumo significativo? Se sim, quais as estragégias para efetivá-lo e qual a força das marcas neste processo? Assim, este paper é um avanço a partir de um estudo feito sobre as relações de trabalhadoras domésticas com mídia, beleza e consumo , no sentido de se buscar avaliar a importância das marcas no consumo de produtos ligados à beleza, feito por 31 trabalhadoras domésticas de Goiânia. Palavras-chave: Consumo, Mídia, Marcas, Trabalhadoras domésticas, Beleza |