DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora PERFORMANCE VOCAL MIDIÁTICA1 Marcos Júlio Sergl (Universidade de Santo Amaro/Faculd. Paulus de Com.)
ResumoA presente pesquisa analisa as peças radiofônicas publicitárias pelo viés da paisagemഀ
sonora contida nos jingles. Partindo da linguagem conativa, o jingle se apropria deഀ
outras funções para conquistar o público. Para atrair a escuta dos ouvintes e fixar aഀ
marca dos produtos, as peças radiofônicas publicitárias buscaram constituintesഀ
diferenciadores, os efeitos sonoros e as trilhas. Ao referenciar sonoramente os produtosഀ
e os serviços oferecidos, os efeitos sonoros e as trilhas confeccionam novos contextos. Éഀ
nossa proposta recriar esse percurso histórico, apontando os elementos que contribuíramഀ
para definir esse traçado e determinar a peça radiofônica publicitária como pilarഀ
fundamental da radiofonia enquanto mídia. Palavras-chave: jingle, performance vocal, música vocal |