XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.423-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

PERFORMANCE VOCAL MIDIÁTICA1

Marcos Júlio Sergl (Universidade de Santo Amaro/Faculd. Paulus de Com.)

Resumo

A presente pesquisa analisa as peças radiofônicas publicitárias pelo viés da paisagem਍ഀ sonora contida nos jingles. Partindo da linguagem conativa, o jingle se apropria de਍ഀ outras funções para conquistar o público. Para atrair a escuta dos ouvintes e fixar a਍ഀ marca dos produtos, as peças radiofônicas publicitárias buscaram constituintes਍ഀ diferenciadores, os efeitos sonoros e as trilhas. Ao referenciar sonoramente os produtos਍ഀ e os serviços oferecidos, os efeitos sonoros e as trilhas confeccionam novos contextos. É਍ഀ nossa proposta recriar esse percurso histórico, apontando os elementos que contribuíram਍ഀ para definir esse traçado e determinar a peça radiofônica publicitária como pilar਍ഀ fundamental da radiofonia enquanto mídia.


Palavras-chave:  jingle, performance vocal, música vocal
਍ഀ