DT4: DT 4 – NP Ficção Seriada FICÇÃO TELEVISIVA NO PRIME-TIME PORTUGUÊS E BRASILEIRO Marcia Perencin Tondato (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Maria Aparecida Baccega (Escola Superior de Propaganda e Marketing e ECA/USP); Diana Gualberto de Macedo (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Fernanda Castilho Santana (Universidade de Coimbra)
ResumoNeste artigo, apresentamos os resultados preliminares de um estudo com foco nos gêneros televisivos e nas categorias presentes na publicidade desta faixa horária. O objetivo maior deste projeto é aproximar-se das identidades das mulheres brasileiras e portuguesas, suas intersecções e diferenças; desenhar os traços que mais influenciam na recepção do conteúdo televisivo, incluindo a publicidade. A partir da pergunta “o que aproxima e o que diferencia os horários nobres de Portugal e do Brasil?”, procuramos entender como as televisões portuguesa e brasileira estão desenhando o consumidor, neste artigo, em específico, qual o peso da ficção no horário nobre, visto que este conhecimento indica os critérios de definição da grade de programação, planejada estrategicamente para responder aos objetivos das emissoras. Palavras-chave: horário nobre, ficção, consumo, publicidade |