IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA ENQUANTO FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO SETOR DE TURISMO EM SERGIPE Cristiane Batista da Conceição (Universidade Federal de Sergipe); Raquel Brabec Ribeiro Chaves (Universidade Federal de Sergipe); Christiane Matos Batista (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoO objetivo do trabalho é relacionar a importância da comunicação interna enquanto força estratégica para a formatação e manutenção da cultura organizacional de uma empresa. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, utilizando como base teórica pesquisadores como Marchiori, Tavares e Chiavenato. Também se realizou pesquisa de campo, aplicação de questionário e análise qualitativa das informações obtidas. Por meio desse estudo foi possível comprovar que a comunicação interna integrada contribui para o bom funcionamento da empresa e que as relações interpessoais não se limitam ao campo profissional. Palavras-chave: cultura organizacional, comunicação interna, empresa familiar |