XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT3.532-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA ENQUANTO FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA FAMILIAR DO SETOR DE TURISMO EM SERGIPE

Cristiane Batista da Conceição (Universidade Federal de Sergipe); Raquel Brabec Ribeiro Chaves (Universidade Federal de Sergipe); Christiane Matos Batista (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O objetivo do trabalho é relacionar a importância da comunicação interna enquanto força estratégica para a formatação e manutenção da cultura organizacional de uma empresa. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, utilizando como base teórica pesquisadores como Marchiori, Tavares e Chiavenato. Também se realizou pesquisa de campo, aplicação de questionário e análise qualitativa das informações obtidas. Por meio desse estudo foi possível comprovar que a comunicação interna integrada contribui para o bom funcionamento da empresa e que as relações interpessoais não se limitam ao campo profissional.


Palavras-chave:  cultura organizacional, comunicação interna, empresa familiar
਍ഀ