XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.560-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

O POPULAR E O REGIONAL: AS CULTURAS LOCAIS EM DISCURSOS DE DIVULGAÇÃO TURÍSTICA

Rafael José dos Santos (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

A idéia de cultura popular se apresenta discursivamente sempre vinculada à expressão de uma determinada territorialidade, tanto sob a forma de uma cultura popular nacional - concepção que tem suas raízes históricas na presença do romantismo e sua concepção de povo nos processos de consolidação dos estados nacionais - como sob a forma de culturas regionais, expressão associada muitas vezes a regionalismos e que procura circunscrever e inscrever manifestações culturais a determinados territórios em articulação ou oposição a representações de totalidade, como a nação e, hoje, o próprio mundo globalizado. Este trabalho busca identificar e interpretar representações de cultura em discursos de divulgação turística nos quais se encontrem, implícita ou explicitamente, articulações entre o popular e o regional como marcas diacríticas de determinadas localidades.


Palavras-chave:  Cultura, Cultura popular, Regional, Região, Cultura e Turismo
਍ഀ