DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda A IMAGEM DO IDOSO NA PUBLICIDADE Tania Maria Bigossi do Prado (EMESCAM); Vanderlea Bigossi Aragão (PITÁGORAS)
ResumoAs mudanças demográficas apresentam o Brasil como um país que envelhece, aഀ
discussão sobre o envelhecimento populacional começa a emergir em várias ciências,ഀ
justificando o desenvolvimento de pesquisas como a que propomos, objetivandoഀ
explorar a construção e uso da imagem do idoso na mídia. De forma mais específica,ഀ
buscamos identificar a imagem do idoso na propaganda, por ser a comunicaçãoഀ
publicitária utilizada como indicador, produto e reflexo dos valores culturais daഀ
sociedade. O corpus recorta a imagem do idoso nos anúncios televisivos veiculados pelaഀ
Sadia SA, observando os mecanismos enunciativos acionados em tais textos, deഀ
natureza essencialmente sincrética, com apoio da análise do discurso. Palavras-chave: envelhecimento populacional, publicidade, propaganda |