XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.656-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

A IMAGEM DO IDOSO NA PUBLICIDADE

Tania Maria Bigossi do Prado (EMESCAM); Vanderlea Bigossi Aragão (PITÁGORAS)

Resumo

As mudanças demográficas apresentam o Brasil como um país que envelhece, a਍ഀ discussão sobre o envelhecimento populacional começa a emergir em várias ciências,਍ഀ justificando o desenvolvimento de pesquisas como a que propomos, objetivando਍ഀ explorar a construção e uso da imagem do idoso na mídia. De forma mais específica,਍ഀ buscamos identificar a imagem do idoso na propaganda, por ser a comunicação਍ഀ publicitária utilizada como indicador, produto e reflexo dos valores culturais da਍ഀ sociedade. O corpus recorta a imagem do idoso nos anúncios televisivos veiculados pela਍ഀ Sadia SA, observando os mecanismos enunciativos acionados em tais textos, de਍ഀ natureza essencialmente sincrética, com apoio da análise do discurso.


Palavras-chave:  envelhecimento populacional, publicidade, propaganda
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