XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.670-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

MICHAEL PHELPS E USAIN BOLT: ONZE MEDALHAS DE OURO E DUAS FACES DA CONSTRUÇÃO DO HERÓI OLÍMPICO NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA.

Ary José Rocco Junior (Centro Universitário FECAP)

Resumo

O discurso da imprensa esportiva, em tempos de pós-modernidade, está cada vez mais relacionado com o consumo do evento esporte. A construção do herói olímpico, por diversas oportunidades, serve a esse propósito. O objetivo desse trabalho é discutir, com base no acompanhamento da mídia esportiva impressa, os diversos caminhos da construção do herói olímpico. Para isso, analisamos a cobertura realizada por dois dos principais veículos impressos do país das conquistas dos atletas Michael Phelps e Usain Bolt nos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados em agosto de 2008. È nossa intenção demonstrar como a construção do herói olímpico, pela mídia impressa, pode apresentar roteiros diversos. Apesar dessa diversidade, o objetivo da construção desse discurso é único: reafirmar a cultura do consumo do esporte e aumentar sua importância econômica.


Palavras-chave:  Falação esportiva, Jogos Olímpicos, herói olímpico, mídia esportiva, discurso esportivo
਍ഀ