XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.675-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

SONDAGENS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR

Ligia Beatriz Carvalho de Almeida (Universidade Estadual Paulista); Pedro Polesel Filho (Universidade do Sagrado Coração); Roseane Andrelo (Universidade do Sagrado Coração)

Resumo

Este trabalho deriva de um percurso de pesquisa, cujo objetivo tem sido delinear estratégias metodológicas que permitam a apropriação e o estudo das potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) nas escolas básicas locais. Já foram analisados o comportamento do aluno e o entendimento dos professores do que seja a temática. Nesta fase, face à relevância do papel do professor no processo, buscou-se entender como se dá, no ensino superior, a formação do docente para o uso das citadas tecnologias no ambiente escolar. Para tanto, foram analisados os conteúdos de disciplinas específicas oferecidas aos formandos em pedagogia e depoimentos de professores e coordenadores de curso de duas universidades de Bauru/SP.


Palavras-chave:  mídia-educação, formação de professores, novas tecnologias, ensino superior, TICs
਍ഀ