XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.719-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A EMOÇÃO COMO ARGUMENTO NO JORNALISMO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO PHATOS NA FOLHA DE SÃO PAULO

Adélia Barroso Fernades (UNIBH)

Resumo

O pathos, ou a emoção, é uma condição necessária e não uma contradição aparente do discurso jornalístico e promove uma ligação entre os interlocutores num contrato de comunicação. O jornalismo impresso pode utilizar-se dos efeitos da dramatização e do ludismo, por exemplo, buscando tocar o afeto do receptor, provocar nele certo estado emocional que seja favorável a uma visada de influência do produtor da notícia. Explicitaremos algumas formas de patemização, tentando recuperar pistas da emoção em alguns dados lexicais e sintáticos e no uso de termos comuns partilhados na nossa cultura. Para isso, tomaremos dois corpora publicados no jornal Folha de São Paulo: uma matéria de 2008, intitulada “Aluna com paralisia depende da mãe para assistir à aula” e uma crítica do Ombudsman a essa notícia.


Palavras-chave:  jornalismo, argumentação, emoção, pathos, Folha de São Paulo
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