XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.727-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A COBERTURA MIDIÁTICA REFERENTE ÀS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA VOLTADAS À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE REPORTAGEM VEICULADA NA REVISTA ÉPOCA

Hendryo Anderson Andre (UNIVERSIDADE POSITIVO)

Resumo

O presente trabalho destina-se à análise da reportagem "Cotas - Reservar vagas na universidade para negros, índios ou pobres é uma solução - ou cria mais problemas?", veiculada na Revista Época em abril de 2009. É perceptível no material a disparidade de representações entre os argumentos contrários e favoráveis a políticas de inclusão racial na universidade, a ponto do debate acerca das ações afirmativas ter se tornado em certos trechos da narrativa uma cartilha de repúdio a qualquer possibilidade do afro-brasileiro obter acesso à educação universitária. Mais do que isso, embasada pelo discurso iluminista de igualdade, o material reforça, por meio da ideologia das Organizações Globo - refletidos na linguagem utilizada - o fato de que o mérito é o principal (talvez o único) fator para determinar o acesso ao ensino superior.


Palavras-chave:  ações afirmativas, cotas raciais, educação, jornalismo, revista
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