XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.749-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

CACHAÇAS DA ESTRADA REAL: DESAFIO À TRADIÇÃO, À SUSTENTABILIDADE E AO BRANDING

Daniel Rezende Campos (Universidade FUMEC)

Resumo

Minas Gerais é rica em histórias e causos, seja no campo ou na cidade, associados aos tragos da cachaça. Originária no nordeste brasileiro, a bebida se tornou um dos símbolos nacionais pela sua popularização. A Estrada Real, de Diamantina (MG) a Paraty (RJ), concentra um grande número de produtores que, às suas margens, produzem a “branquinha” ou “amarelinha”, propiciando fonte de renda e sustentabilidade. A expansão comercial do produto, oficialmente brasileiro, alcançou mercados além-fronteiras. Pela Estrada, correu mais que ouro das Gerais, sangue de escravos, glórias e decadência. Criou-se uma veia repleta de sabores, aromas e sensações que fazem os seus visitantes se encantarem a cada trecho percorrido. Governo e outras organizações estão empenhadas no reconhecimento e na busca de uma “padronização” na qualidade da cachaça, o que poderá gerar a possibilidade de novos negócios.


Palavras-chave:  turismo, sustentabilidade, comunicação e marketing, tecnologia em alimentos
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