XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.766-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

FOOTBALL MANAGER: QUANDO O VIRTUAL IMITA E SE RELACIONA COM O FUTEBOL REAL.

Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir o “fenômeno” Football Manager, um jogo virtual que lança mão de várias informações do futebol real e que têm provocado algumas intrigantes co-relações, especialmente na circulação de informação, com a inclusão de ferramentes de comunicação e que provoca uma mistura de virtual e real constantemente. Além de projetar futuros talentos, o jogo virtual representa uma poderosa rede de informação que já começa a despertar interesse de empresários, dirigentes e jogadores do mundo real. O trabalho abre uma série de estudos com o objetivo de analisar novos aspectos que estão se inserindo no dia-a-dia do esporte.


Palavras-chave:  Futebol, Virtual, Comunicação, Real, Narrativa
਍ഀ