XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.772-2


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

A GRANDE FAMÍLIA: AS ESTRATÉGIAS SOCIAIS DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO NA ESFERA DA CIDADANIA

Valário Cruz Brittos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Jacqueline Lima Dourado (Universidade Federal do Piauá); Maria Helena Almeida de Oliveira (Centro Unificado de Teresina)

Resumo

O artigo tem como eixo teárico a Economia Polática da Comunicaááo (EPC), a partir de onde, em diálogo com outras contribuiááes, busca traáar os movimentos estratágicos da Rede Globo, na esfera da cidadania. Tem como escopo investigar de que modo as aááes de marketing e merchandising sociais atuam na promoááo da cidadania (direitos sociais, poláticos e econámicos), basicamente estudando as estratágias determinadas de comunicaááo social presentes na minissárie A Grande Famália. Isto á desenvolvido atravás da descriááo e análise dessas aááes, na forma em que sáo apresentadas pela emissora, como meio de interpelar o páblico a responder ás mensagens propostas naquele espaáo.


Palavras-chave:  Comunicaááo, Rede Globo, Economia Polática, Grande Famália, cidadania
਍ഀ