XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.863-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

VIDEOCLIPE, YOU TUBE E TELEVISÃO EXPANDIDA:਍ഀ NOTAS SOBRE ITINERÁRIOS DO AUDIOVISUAL NA CULTURA MIDIÁTICA ਍ഀ

Thiago Soares (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

A partir dos novos itinerários previstos para produtos televisivos, com o caráter de extensividade da televisão na internet, propõe-se uma reflexão sobre os impactos desta nova ordem num formato que parece reverberar tensões e impasses dessas transformações: o videoclipe. Os contornos conceituais usados nesta reflexão trazem à tona um olhar semiótico apoiado num exame dos discursos a partir de retrancas mais culturológicas, por isso, autores como Raymond Williams (1979), John Fiske (1987) e Arlindo Machado (2007) são convocados. A perspectiva é tomar o itinerário do videoclipe como determinante da formação discursiva deste produto midiático. Para isso, um exame mais detido e crítico sobre o clipe “Single Ladies”, da cantora Beyoncé, e suas inúmeras ressignificações no território das mídias é descrito.


Palavras-chave:  itinerário, videoclipe, discurso, cultura midiática
਍ഀ