XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.872-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

MIXOLOGIAS: COMUNICAÇÃO E ESPAÇO URBANO

Nízia Maria Souza Villaça (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O texto busca sublinhar as novas formas simbólicas de ressemantização e apropriação do espaço urbano enfocando a cultura como “recurso”, notadamente a moda, o design e o urbanismo, e refletindo sobre a relação corpo/espaço no contemporâneo. Com o foco no imaginário da moda, refletiremos sobre o que vamos chamar de “mixologias”਍ഀ pensando os processos de construção/desconstrução das cidades e os processos culturais dos que as habitam neste momento de globalização. A produção do sentido e o sem਍ഀ sentido do urbano não existe apenas no território físico e nas interações materiais, mas, crescentemente, articula o que acontece nas ruas com o que é veiculado nos meios de਍ഀ comunicação com medidas diversas da visibilidade urbana.


Palavras-chave:  Espaço urbano, Cultura, Corpo
਍ഀ