IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual REALIDADE OU SIMULAÇÃO? ANÁLISE DA AUTO-REPRESENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO DOCUMENTÁRIO JOGO DE CENA – DE EDUARDO COUTINHO. Mirela Souto Alves (Universidade Estadual de Santa Cruz)
ResumoO presente trabalho constitui uma leitura do documentário Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho a partir de teorias de Erving Goffman sobre a representação que desempenhamos de nós mesmos no momento em que interagimos com o outro ou quando representamos a eles. Assim, procuraremos observar como as pessoas alteram seus comportamentos diante da câmera pensando tanto na interação face to face dessas pessoas com o cineasta e sua câmera, quanto na interação indireta com o público espectador. Além disso, buscaremos entender como ocorre a relação entre o real e o ficcional no filme seja pelas performances dos personagens quanto pelo próprio diretor e equipe de produção do documentário, os responsáveis pela criação de uma “realidade fílmica”. Nesse sentido, iremos refletir, também, sobre as questões que conceituam um filme documentário, com base, principalmente, nas teorias de Bill Nichols. Palavras-chave: Representação, Documentário, Real e ficcional, Interação social |