XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.888-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

O AVANÇO DA ECONOMIA NO JORNALISMO CULTURAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Ana Maria Cordenonssi (Universidade Metodista de Piracicaba)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a inserção de temas econômicos no jornalismo cultural, sob a ótica de que este fenômeno surge das transformações provocadas pela globalização e pelas relações sociais da modernidade, com constantes ajustes da mídia. Este cenário passou a exigir dos agentes sociais o domínio de novas ferramentas de trabalho como estratégia de sobrevivência num mercado de trabalho extremamente competitivo. Assim este artigo, que é parte de um estudo mais amplo em desenvolvimento (doutorado da autora), procura analisar, a presença da Economia nos cadernos culturais e sua relação com a sociabilidade nas classes A/B, nas páginas do suplemento semanal de cultura EU&Fim de Semana, do jornal Valor Econômico.


Palavras-chave:  Comunicação e capitalismo, Economia, Economia e cultura, Sociabilidade, Jornalismo Cultural
਍ഀ