XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.932-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

O ESPETÁCULO COMO MANCHETE: DA CANDELÁRIA, UMA MULTIDÃO PEDE ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE DO BRASIL

Rosane Martins de Jesus (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo

Na sociedade midiatizada, espetáculo, mídia e política se amalgamam em diversos momentos. A cobertura da Campanha Diretas Já é um dos exemplos dessa combinação. Tendo como referencial-metodológico a análise do discurso, da escola francesa, esse artigo analisa os discursos acerca do comício pró-diretas – realizado na Candelária, no Rio de Janeiro – apresentados pelo jornal Folha de S.Paulo e pela revista Veja, nos dias 11 e 18 de abril de 1984, respectivamente. A intenção é mostrar como cada um desses veículos de comunicação, ao seu modo, ativou os dispositivos constitutivos do evento espetacular. Ao passo que propomos uma reflexão, a respeito da forma como os discursos jornalísticos conduzem a espetacularização de eventos criados para serem vistos e sentidos, através da mídia, como no caso da Campanha Diretas Já.


Palavras-chave:  Jornalismo político, espetacularização, Diretas Já, Folha de S.Paulo, Revista Veja
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