XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-EP.968-1


DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E O CONTEÚDO DOS IMPRESSOS - UM ESTUDO DE CASO SOBRE DILMA ROUSSEF

Débora Thayane de Oliveira Lapa Gadret (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar de forma comparativa a cobertura da doença da pré-candidata à presidência pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, nas revistas semanais CartaCapital e Veja, do dia 6 de maio de 2009, quando foi capa dos periódicos devido ao anúncio de um linfoma. Para percorrer esse caminho, busca-se a Economia Política Crítica da Comunicação, através da premissa de que propriedade e organização institucional são capazes de influenciar o comportamento e conteúdo da mídia, e os conceitos relacionados ao discurso de informação de Patrick Charaudeau para analisar as diferenças textuais nas duas revistas.


Palavras-chave:  eleições, Dilma Rousseff, CartaCapital, Veja, Economia Política
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