DT8: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E O CONTEÚDO DOS IMPRESSOS - UM ESTUDO DE CASO SOBRE DILMA ROUSSEF Débora Thayane de Oliveira Lapa Gadret (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL)
ResumoO objetivo deste artigo é analisar de forma comparativa a cobertura da doença da pré-candidata à presidência pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, nas revistas semanais CartaCapital e Veja, do dia 6 de maio de 2009, quando foi capa dos periódicos devido ao anúncio de um linfoma. Para percorrer esse caminho, busca-se a Economia Política Crítica da Comunicação, através da premissa de que propriedade e organização institucional são capazes de influenciar o comportamento e conteúdo da mídia, e os conceitos relacionados ao discurso de informação de Patrick Charaudeau para analisar as diferenças textuais nas duas revistas. Palavras-chave: eleições, Dilma Rousseff, CartaCapital, Veja, Economia Política |