XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.969-1


DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas

NOVAS FORMAS DE MEDIAÇÃO SOCIAL: O DISPOSITIVO ESTÉTICO-DISCURSIVO JOÃO BURACÃO NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS ESTADOS MENTAIS COLETIVOS

Karla Azeredo Ribeiro Marinho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Juliano Sebastian Marçal Leite (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Este artigo busca analisar um fenômeno recente de mediação social surgido no cenário carioca e que ganhou projeção nacional, o boneco João Buracão. Promovido pela mídia e pela participação popular, João Buracão tornou-se estratégia de denúncia de problemas cotidianos da cidade. O personagem crítico e bem-humorado se apresenta como mecanismo de mediação, interação e produção social de sentido e ao mesmo tempo ilustra a crise dos modelos de representação política e social tradicionais como partidos, sindicatos e associações no momento atual. A hipótese é que este fenômeno de mediação constitui um dispositivo estético-discursivo que propicia a reintrodução de cidadãos comuns na ágora pública, possibilitando uma experiência de construção de novas formas de ação coletiva e, por conseguinte, de imersão destes na tomada de decisão e deliberação de ações políticas.


Palavras-chave:  Mediação social, participação popular, representação política, cidadania
਍ഀ