DT8: DT 8 – NP Teorias da Comunicação AUTORIDADE, ESTÉTICA E CONSUMO: ഀ
LIMITES PARA O CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURALഀ
André Tezza Consentino (Universidade Positivo)
ResumoEste artigo analisa a diferenciação entre arte e entretenimento, nos modelos da Teoria Crítica, como um discurso de autoridade estética de referência para o século XX. Busca evidenciar de que maneira uma parcela do pensamento contemporâneo, ao comentar a corrosão da autoridade ao longo da modernidade, também justifica as dificuldades de se legitimar o discurso da Escola de Frankfurt no presente. Por fim, mostra que o declínio da autoridade, entre várias consequências, trouxe também a ascensão de um argumento que justifica a Indústria Cultural, o consumo e o luxo menos como forças de dominação e repressão (como acreditava a Escola de Frankfurt) e mais como expressões típicas da modernidade. Palavras-chave: Teorias da comunicação, Autoridade, Teoria Crítica, Sociedade de consumo, Indústria Cultural |