DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte A COPA DO MUNDO É NOSSA: A ORGANIZAÇÃO DO MUNDIAL DE FUTEBOL NO BRASIL EM 2014, RETRATADA PELA IMPRENSA NACIONAL E EUROPÉIA José Carlos Marques (Universidade Mackenzie); Mayra Cristina Lopes (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
ResumoEste trabalho propõe uma análise sobre como a imprensa brasileira e européia retrataram a capacidade de o Brasil promover a Copa do Mundo de 2014, assim que o país foi nomeado pela Fifa (Fédération Internationale de Football Association), a 30 de outubro de 2007, como sede oficial do evento. O corpus de análise restringiu-se aos jornais brasileiros Folha de São Paulo e O Globo, e aos diários europeus Le Figaro (França), The Times (Inglaterra), El Pais (Espanha) e Diário de Noticias (Portugal) durante o segundo semestre de 2007. Pretendeu-se verificar, por meio das teorias do jornalismo, como esses veículos construíram a imagem do Brasil diante do desafio de se organizar uma competição dessa grandeza, compromisso assumido pelo país em meio às discussões sobre investimentos em infra-estrutura, desigualdade social, corrupção, violência e paixão pelo futebol. Palavras-chave: Copa do Mundo, Imprensa Brasileira, Imprensa Européia, Agendamento, Futebol |