XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1018-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

OS LÍDERES DE OPINIÃO E A COMUNIDADE COMUNICANTE EM UMA ROMARIA

Iury Parente Aragão (Centro de Ensino Unificado de Teresina)

Resumo

O trabalho analisa a romaria que se desloca da cidade de Salgueiro (PE) a Juazeiro do Norte (CE) tendo, como base a teoria folkcomunicacional de Luiz Beltrão. O objetivo é examinar qual a relação dos líderes de opinião com os romeiros e qual a força comunicativa que a romaria tem sobre os que a vêem passar. Para isso, usou-se a observação direta, entrevistas e conversas nos centros de informação. Os resultados apontam que o líder de opinião é extremamente importante para a organização e para a evolução de uma comunidade, porém, por ter inúmeras responsabilidades, precisa da ajuda de um líder ainda mais específico, mais imerso no mundo simbólico da comunidade. Também foi verificado que a romaria, ao passar pelos vilarejos e cidades, transmite informações capazes de gerar poder de ação e de reflexão.


Palavras-chave:  Folkcomunicação, Romaria, Líder de opinião
਍ഀ